Como usar o breu corretamente.

Postado em Atualizado em

Olá leitores!

Hoje resolvi escrever um pouco sobre o breu, que sem dúvida é um dos assuntos que mais gera dúvida entre os jovens violinistas.

Breu de resina para instrumentos de arco.
Breu de resina para instrumentos de arco.

O breu é basicamente composto por resina e serve para gerar adesão entre o arco e as cordas, ajudando no manuseio do arco e produzindo assim um som mais bonito.

Existem vários tipos e marcas de breus no mercado, para todos os gostos e bolsos, no entanto devemos nos atentar para alguns aspectos antes comprá-lo, como por exemplo: o tipo de corda que você usa (alumínio, aço, perlon ou tripa), tipo de arco (crina animal ou sintético), o clima de onde o músico toca e até mesmo a questões alérgicas.

Pois bem, certamente você já percebeu uma diferença de cor entre as várias marcas de breus à venda. Isso se deve ao fato de algumas composições conterem mais álcool que as outras, resultando em breus negro, intermediário e amarelo.

Na prática, usa-se o breu mais escuro para cordas de aço, que não precisam de um poder de aderência muito forte e o breu mais claro para cordas sintéticas que exigem uma adesão maior. Deve-se levar em conta também, que breus escuros não soltam tanto pó e por isso são indicados para quem tem alergia.

A escolha do breu ideal é muito pessoal e não deve ser feita apenas com base nas dicas anteriormente dadas, mas também na qualidade do produto que vai variar de acordo com a marca e preço. O violinista iniciante terá bastante tempo e quebrará muitos breus até achar aquele com o qual se dá melhor e que auxiliará na obtenção do melhor som do seu instrumento.

Utilizando o breu da maneira correta:

Se o breu é novo, deve-se antes de tudo passar uma lixa grossa sobre a superfície a ser utilizada, pois ele vem liso da fábrica, o que dificulta na ação do arco.

Em seguida aperte o arco até o ponto em que a crina não toque na madeira e então passe o arco sobre o breu (deve-se passar o arco sobre o breu e não o breu sobre o arco), fazendo movimento não muito rápidos e lembre-se de virar o breu regularmente para que a crina não passe em um só lugar, formando assim um “caminho” e diminuindo a vida útil do produto.

O mais indicado é que se passe primeiro na ponta, em seguida no talão e por último no meio do arco. Não existe uma quantidade padrão, pois isso varia de músico para músico, porém o excesso de breu pode produzir um som “areoso” e com apitos.

Ao finalizar, afrouxe um pouco o arco e belisque a crina para retirar o excesso, em seguida afrouxe totalmente até que os fios fiquem afastados e então sacuda cuidadosamente a crina para espalhar o pó também entre os fios de trás. Lembre-se, abusar da quantidade de breu não fará com o que o som do seu instrumento melhore, muito pelo contrário. Passar breu uma vez por semana é mais que o suficiente, sendo que muitos profissionais fazem menos uso dele que isso.

Misturar várias marcas de breu em um arco também pode prejudicar a sua qualidade, se isso acontecer recomenda-se a lavagem da crina.

4 comentários em “Como usar o breu corretamente.

    Ricardo Saade disse:
    15 de dezembro de 2014 às 12:12

    Excelentes dicas. Fiquei curioso pra saber com o que podemos lavar a crina. Tive um problema com óleo nela e usei detergente comum,,, porem gostaria de saber se existe algo melhor. Obrigado.

      helbertmatos respondido:
      6 de janeiro de 2015 às 0:52

      Olá Ricardo! Existem duas maneiras de lavar o arco de crina e o sintético: para o arco de crina animal voce deve usar alcool etílico 99° e para o de crina sintética usa-se detergente comum mesmo. O processo correto de lavar é igual para os dois tipos. Você enche um recipiente de margarina com o alcool ou a água com detergente e mergulha a crina toda tomando cuidado para não deixar cair liquido na vareta e entao você usa um pincél para lavar os fios. Repita esse processo até que o líquido do recipiente permaneça limpo. Depois disso é so sacudir (com cuidado para nao arrebentar nenhum fio) e deixar secar na sombra.

    Maria disse:
    9 de maio de 2015 às 13:57

    Eu quebrei o meu ombro, e me falaram que o breu é bom, é só misturar com leite e bebe. Gostaria de saber se isso é verdade ou mito.

      Lucas disse:
      11 de maio de 2015 às 18:28

      kkkkkkkkkkkkk Breu é vidro. Se não quiser morrer, não arrisque fazer isso!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s