Autenticado um dos violinos do Titanic

Postado em Atualizado em

Sete anos, esse foi o tempo necessário para que finalmente se comprovasse a autenticidade de um dos violinos usados na pequena orquestra do navio Titanic. Faltando duas cordas e feito de pau-rosa, o instrumento foi encontrado em um sótão na Inglaterra e autenticado 101 anos após o naufrágio do navio, segundo uma casa de leilões britânica.

Violino e a mala em que foi encontrado o instrumento
Violino e a mala em que foi encontrado o instrumento

O violino pertenceu ao maestro Wallace Hartley, chefe da orquestra que em Abril de 1912 naufragou juntamente com mais 1.500 passageiros. A orquestra é lembrada pelo ato de bravura de ter tocado até instantes antes do navio afundar.

Dez dias após a tragédia, o violino foi encontrado ao mar em uma bolsa de couro, que estava presa ao corpo de Wallace Hartley.

“Eu sabia que ele morreria com seu violino. Ele era apaixonadamente ligado a este instrumento” Disse a mãe de Wallace após a tragédia.

Logo após ser encontrado, o violino foi entregue a noiva de Wallace, Maria Robinson, justamente quem havia encomendado o instrumento. Maria mandou que colocassem uma placa de prata com os dizeres: “Para Wallys, por ocasião de nosso noivado. Maria”.

Placa em prata com os dizeres da noiva de Wallace Hartley.
Placa em prata com os dizeres da noiva de Wallace Hartley.

Em 1939, após a morte de Maria, o violino foi confiado ao Exército da Salvação. Em uma carta encontrada no início de 1940, uma professora de música do exército escreveu: “É quase impossível tocar (com o violino), provavelmente por causa de sua vida movimentada”. O instrumento foi então dado á uma família britânica, que o guardou em seu sótão.

Além da placa em menção ao Maestro Wallace Hartley, os peritos confirmaram que os sedimentos e a ferrugem encontrados no violino eram compatíveis com uma imersão na água do mar. “É uma incrível história humana”, comentou Andrew Aldridge (perito responsável pela autentificação).

O violino é a lembrança mais importante do Titanic e está avaliado em pelo menos 100 mil euros, mas um leilão está fora de questão, por isso ficará exposto na prefeitura de Belfast, cidade onde o Titanic foi construído.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s