Os 24 caprichos de Paganini

Postado em Atualizado em

Caprichos são formas de composições livres. Na música, o termo Capricho designa uma composição com características humorísticas, fantásticas ou peculiares e que se afasta das normas padrões.

De 1799 a 1802, Paganini compôs talvez o seu mais importante trabalho, os 24 caprichos para violino solo. Inicialmente compostos para o treino da técnica do instrumento, serviram mais tarde de inspiração para grandes músicos como: Franz Liszt, Brahms, Lutoslawski, Rachmaninoff e outros importantes nomes.

O capricho 24 é o último dos caprichos de Paganini e com certeza o mais difícil de ser executado, por sua variação constante de técnicas exigidas, velocidade e mudanças na tonalidade.

Tocar os caprichos de Paganini pode ser considerado talvez o ápice de todo o violinista, pois reproduzir as incríveis façanhas compostas pelo virtuosíssimo musico, com toda a certeza não é algo fácil de se conseguir.

O vídeo abaixo mostra Jascha Heifetz tocando o capricho 24. Heifetz, considerado o melhor violinista do século XX foi o que melhor executou os trabalhos de Paganini na minha opinião.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s