DICA: Diapasões para smartphones

Postado em

Afinar o violino é uma tarefa bem árdua quando se está no início dos estudos não é? Afinal, a afinação é algo que requer muita atenção e treino dos ouvidos. Mas que tal utilizar a tecnologia a nosso favor?

Os aplicativos para smartphones (apps) estão facilitando cada dia mais as nossas vidas e virou costume baixar quase que diariamente um app em nosso celular. As funcionalidades variam muito, desde um joguinho, até um aplicativo de transações bancárias.

E como a música caminha sempre lado a lado com a tecnologia, já existem vários apps para facilitar a vida do músico, como por exemplo: os diapasões e os metrônomos.

Hoje vou indicar para vocês dois diapasões, sendo um para android e outro para iOS. Note que para instalá-los, você precisa possuir um smartphone com um desses dois sistemas operacionais.

Escolhi dois aplicativos de utilização e gráficos bem simples, pois a minha intuição não é indicar um programa com opções avançadas de afinação, mas sim um aplicativo que reproduza de forma fácil a altura correta que as respectivas cordas do seu violino deve ter, auxiliando assim aqueles que ainda estão no inicio dos estudos ou que encontram alguma dificuldade em afinar o violino.

Maestro Violin Tuner – Para Iphone/Ipod Touch

Captura de Tela do iphone
Captura de Tela do iphone

O “Maestro Violin Tuner” como vocês podem ver é bem simples de usar e reproduz de forma pura os sons das das 4 cordas do violino: GDAE.
O seu preço na AppStore é de USD 0,99 e você pode baixá-lo AQUI.

Violin Tuner – Para android

Captura de tela do aplicativo
Captura de tela do aplicativo

O “Violin Tuner” também é bem simples de se usar, aperte os botões referente às respectivas cordas e obtenha o som correto de cada uma. Você pode fazer o download AQUI.

Além de ser um diapasão digital, que não ocupa espaço e nem corre o risco de desafinar com o tempo, os apps saem bem mais em conta, já que um diapasão tradicional de sopro pode chegar a custar R$20,00 e outros eletrônicos até R$ 80,00.

Mas lembre-se, essa dica é apenas para auxiliar no seu estudo. Não se torne refém do diapasão, procure sempre treinar o seu ouvido. Em breve postarei aqui uma dica para te auxiliar na afinação por ouvido.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s