Curiosidade: David Garrett quebrou um violino de 1 milhão de libras

Postado em Atualizado em

Olá caros leitores!

Como todos os que seguem o meu blog sabem, eu gosto de postar curiosidades sobre o mundo do violino e recentemente descobri uma daquelas, que me deixou de boca aberta, sobre o violinista e compositor alemão David Garrett.

David Garrett é com certeza um dos melhores violinistas contemporâneos. Garrett é um “showman” suas apresentações são sempre superproduções assistidas por centenas e até milhares de pessoas.

Sua trajetória no mundo da música começou muito cedo. Aos quatro anos seu pai comprou um violino para o seu irmão, ele se interessou pelo instrumento e logo aprendeu a tocar. Atualmente Garrett tem 18 álbuns e 4 DVDs, além de participações em filmes famosos como “O poderoso chefão” e diversos vídeos no YouTube que lhe rendem milhões de visualizações.

O acidente

O episódio que mais chama atenção na carreira de Garrett é sem dúvidas o acidente com o seu violino, um modelo fabricado por Giovanni Battista Guadagnini avaliado em 1 milhão de libras.

Garrett havia adquirido o instrumento em 2003, devido ao alto valor do instrumento ele precisou recorrer a um empréstimo para pagá-lo. Justamente no ano de 2007 Garrett quitou as prestações do seu violino, mas o que deveria ser um motivo de comemoração acabou virando um terrível pesadelo.

Em dezembro de 2007, em um dia muito chuvoso, Garrett estava se apresentando no Barbican Hall, em Londres. David usava sapatos de sola lisa e na saída do local escorregou, caindo de costas em cima do estojo em que transportava o seu instrumento.

O resultado do acidente não poderia ser pior. Devido o estojo não ser muito resistente (por opção do músico, que queria um meio de transporte mais leve) o corpo do violino ficou inteiramente destruído.

/home/wpcom/public_html/wp-content/blogs.dir/746/52185775/files/2015/01/img_9722.jpg
“Foi como perder um amigo querido” disse Garrett sobre o acidente.
A reparação do violino demorou sete meses e custou aproximadamente cerca de 100 mil dólares. E o mais incrível nessa história toda é que o instrumento continuou com a mesma qualidade sonora, (mas isso é assunto para um próximo post).

Atualmente Garrett possui um modelo Stradivarius, com o qual faz a maior parte das suas apresentações. Mas de vez em quando ainda toca no seu Giovanni Battista Guadagnini.

Eu acho que depois desse acidente Garrett aprendeu uma boa lição e só usa estojos bem resistentes.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s